Padres da diocese de Crato com dom Gilberto Pastana e dom Genival Saraiva de França., pregador do retiro. (Foto: Adriana Costa)

Retiro anual dos padres: exercícios espirituais que favorecem o sinal da unidade

Recolhidos no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato, desde a última segunda-feira (2), os padres diocesanos vivenciaram dias intensos de “exercícios espirituais”. É justamente em ocasiões como essas que mais se evidencia o sinal da unidade dos sacerdotes com o seu pastor. Unidade que se constrói a partir da vocação, testemunhada e anunciada no sentimento de pertença e de um só propósito: evangelizar. Assim expressou o bispo dom Gilberto Pastana em avaliação sobre estes dias de retiro.

“Todos somos chamados a sermos discípulos do Senhor. E na medida em que a gente partilha como cada um está vivendo esse discipulado, na medida em que cada um se sente membro do presbitério, esse sentimento de pertença, essa unidade vai sendo construída a cada dia”, disse o pastor diocesano.

Para se ter uma ideia dessa unidade, dos padres ativos na diocese, isto é, aqueles que desempenham as funções de párocos, administradores paroquiais e vigários, apenas um não pode estar presente no encontro por motivo de saúde. Na visão de dom Pastana, isso representa “sinal indiscutível da unidade do presbitério do Crato em unir os pensamentos, unir os corações num só objetivo, num só propósito, que é a evangelização”.

Oração pelos sacerdotes

Todo mês, o papa Francisco confia uma intenção ao Apostolado da Oração. Providencialmente, neste mês de julho, as orações são dirigidas aos sacerdotes “para que se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos”.

Em comunhão com o santo padre, dom Pastana reforça o compromisso dos leigos e das leigas, atuantes nos conselhos, movimentos e pastorais das paróquias e comunidades, em estar sempre em diálogo com seus párocos e administradores, sendo presença amiga e fraterna, acompanhando-os, além disso, com a oração.

Entrevista: Jornalista Patrícia Silva

Matéria: Jornalista Patrícia Mirelly