Conservai a vossa Igreja sempre unida: Retiro anual dos padres acontece até sexta (6) em Crato

O retiro anual faz parte da vida de todo padre, seja ele diocesano ou religioso. É um momento de contemplação, reflexão, oração, sempre lançando um olhar sobre a própria vivência do ministério, tendo como referência o povo de Deus a ele confiado.

Na Diocese de Crato, esse retiro acontece desde o início da tarde desta segunda-feira, dia 2, no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato. O encerramento está previsto para a próxima sexta-feira, dia 6. Até lá, os paroquianos são convidados a intensificarem as suas orações pela vida e missão de seu pároco, bem como dos demais sacerdotes, em comunhão com o pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana.

Este ano, o pregador do retiro é o bispo emérito da Diocese de Palmares, Pernambuco, Dom Genival Saraiva de França, que disse ter aceitado o convite com muita. “Eu já estive aqui, na diocese, outras vezes, com os romeiros. Com muita alegria aceitei esse convite de Dom Gilberto para estar aqui. O retiro é esse momento de contemplação. Eu faça apontamentos, mas a assimilação vem da parte de cada um”, disse ele.

Um dos enfoques trabalhados pelo pregador é a unidade. “O clero é uma família, no sentido de pertencer a essa mesma instituição chamada Diocese de Crato. Apesar de terem idades diferentes, formações diferentes, efetivamente, formam uma comunidade. No exercício paroquial ou outra função, precisam ter a consciência de que todos vivem, trabalham para a unidade”, explicou.

Para o representante dos presbíteros, Padre Vaudênio Nergino, pároco da Paróquia São João Bosco, em Juazeiro do Norte, o retiro é oportunidade de reviver a identidade sacerdotal e de revigora-la com as orações, preparando o espírito para a ação pastoral, no serviço aos irmãos. O sacerdote reforça que, enquanto eles permanecem nesse caminho de oração e silêncio, os paroquianos são convidados a permanecer em sintonia com seus párocos, por meio da oração. “Durante esta semana em que nos ausentamos, os nossos paroquianos devem rezar por nós e estar em sintonia com a nossa preparação espiritual”, afirmou.

O retiro anual dos padres acontece, sempre, durante o mês de julho e tem duração de uma semana. Participam este ano cerca de 80 sacerdotes.

Texto: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Fotos: Patrícia Silva/ Assessoria de Comunicação